Por meio do ultrassom, é possível examinar o coração do feto e, assim, detectar doenças cardíacas no período pré-natal, principalmente as mais graves, com maiores repercussões no período neonatal. Pode ser realizado durante os exames de gravidez de rotina ou por indicação do obstetra. O ecocardiograma fetal é um exame detalhado e sem efeitos colaterais para a mãe e para o feto, sendo realizado por um profissional com treinamento específico para esse exame.
Os defeitos cardíacos congênitos estão entre as malformações congênitas mais comuns. Na maioria dos casos, no entanto, o defeito cardíaco é inofensivo, como por exemplo, um pequeno orifício no septo entre as câmaras cardíacas (que pode até fechar por conta própria). No entanto, pode-se detectar casos mais graves, que necessitem de atendimento multidisciplinar já ao nascimento, uso de medicações endovenosas e UTI neonatal, possibilitando tratamento imediato após o nascimento e um melhor prognóstico ao recém-nascido e, assim, evitando complicações graves.
É fundamental o acompanhamento de um cardiologista pediátrico para identificar adequadamente a doença e indicar o tratamento quando necessário!
Esse exame é realizado na Anvily, por um dos nossos cardiologistas pediátricos.